Leonardo Murialdo

Foi um grande cidadão italiano e ótimo cristão. Nasceu em Turim, Itália, no dia 26 de outubro de 1828. Na época, a Europa estava vivendo os inícios da Revolução Industrial com suas conseqüências, como a agressão aos direitos humanos.

Órfão de pai aos 5 anos, Murialdo teve na mãe uma ótima educadora. Jovem sacerdote, dedicou-se com entusiasmo em favor das crianças, adolescentes e jovens empobrecidos. Acompanhou com interesse as questões do operariado, lutando por uma justa legislação trabalhista. O método é centrado na educação do coração. Para ele o mais precioso da sociedade são as crianças e, nelas, o coração. Sua pedagogia se centraliza sobre a pessoa humana em sua globalidade.

Para Murialdo, os objetivos de qualquer processo educativo deveriam se centralizar na educação integral. Faleceu no dia 30 de março de 1900. Continua hoje vivo em seu carisma, especialmente através da Congregação de São José que fundou em 1873. Essa Congregação, desde o início, contou com o apoio de leigos amigos e colaboradores. A Congregação das Irmãs Murialdinas de São José, foi fundada em 1953, na Itália, pelo Pe. Luís Casaril e inspirada em Murialdo, atua no carisma deste santo.

Clique no link para baixar o arquivo

Oração a São Leonardo Murialdo
Oração da FdM
Oração pela Família
Oração pelas vocações
Novena de São Leonardo Murialdo
Vida de Murialdo parte 1
Vida de Murialdo parte 2